top of page

Cablagem Estruturada

Fig.13 - Exemplo de uma cablagem estruturada

O conceito de cablagem estruturada está associado à necessidade de planear os sis-temas de cablagem de dados de forma assegurar a sua longevidade, para isso é ne-cessário que sejam genéricos e flexíveis de forma a assegurar que serão capazes de acompanhar a evolução técnica dos equipamentos activos e a evolução de todo o sis-tema de comunicações ao qual serve de suporte base.
A cablagem estruturada deve integrar todos os sistemas de comunicação, nomeadamente não deve contemplar a-penas a transmissão de dados, mas também os circuitos de voz (ligações telefónicas).
A instalação de cablagens é um processo dispendioso, quer em mão de obra, quer sob o ponto de vista da perturbação geral causada. De preferência as cablagens são instaladas na fase final de construção dos edifícios, ou em remodelações profundas.

Cablagem em níveis hierárquicos

O primeiro principio a que os sistemas de cablagem devem atender é que devem ser definidos vários níveis de circulação de informação. Este tipo de organização facilita a gestão e a manutenção, correspondendo directamente às características físicas da distribuição espacial dos nós de rede a interligar. Trata-se de uma estrutura em árvore em que as ligações aos nós de um dado nível confluem num único nó do nível superior.

Nível de piso
O nível de piso (subsistema de piso ou subsistema horizontal) faz a interligação entre os distribuidores de piso e as tomadas de rede que estão espalhadas pelas várias zonas do piso.

Nível de edifício
O nível de edifício (subsistema de backbone de edifício) faz a interligação entre os distribuidores de edifício e os distribuidores de piso.

Nível de "campus"
O nível de "campus" (subsistema de backbone de campus) assegura a interligação entre diferentes edifícios, é por isso o topo da hierarquia.

A cablagem em níveis hierárquicos - regras está explicito no documento .

bottom of page